TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

sábado, 12 de junho de 2010

Ser Cambono e Cambonar

 

Por Shaula Cunha e Lindinalva Mesquita (Com base em estudos na internet)                          Cambonas do Templo de Umbanda Olhos de Lince

Um esclarecimento para quem ainda tem alguma dúvida sobre o que é cambonar e a função de ser cambono(a) dentro de um templo.

Na maioria dos terreiros de umbanda, todos os médiuns de incorporação que adentram a corrente mediúnica, e que estão em desenvolvimento, ou seja, ainda em processo de conhecimento da energia dos orixás e entidades, normalmente não passam o tempo todo incorporados durante as giras ou sessões, com isso eles começam a cambonar, começam a auxiliar as entidades, ascendem um pito (fumo) aqui, outro ali, ajudam a providenciar os materiais e ferramentas que serão utilizados durante os trabalhos, ajudam a servir o “preto” (café) do preto-velho, o marafo (cachaça) do exu, a água ou vinho do caboclo, anotam alguns recados dados pelos guias, e dessa forma vão aprendendo, conhecendo e se integrando as atividades da casa, porém é importante lembrar que normalmente esses médiuns estão sempre sob a orientação de uma cambono (a) chefe. Da mesma forma que os médiuns quando não incorporados cambonam, existem também os médiuns de apoio, aqueles que não incorporam, porém são de suma importância para a corrente permanecer forte e que estão sempre atentos a tudo, observando e que podem e devem também auxiliar, cambonar, quando necessário, pois sabemos que existem algumas casas que o número de médiuns é grande e nem sempre existe uma cambona ou cambono para cada entidade, portanto é sempre muito importante todos da corrente aprenderem como auxiliar as entidades.

Falando um pouco do cargo e função de cambona ou cambono,podemos dizer que são médiuns não incorporantes que foram consagrados (passaram pelo ritual de consagração), e preparados pelos guias da casa para manipular algumas energias,assentamentos, ferramentas, todo e qualquer material dos médiuns da casa sem que a sua própria energia interfira no material manipulado, além disso, tem a permissão para participar de trabalhos específicos,e deve ter o profundo conhecimento sobre as entidades, orixás, magias e a doutrina e orientação dos guias da casa.

Um cambono (a) deve estar sempre estudando, aprendendo e buscando sempre melhorar para poder ser um bom instrumento da espiritualidade e um bom orientador dos seus irmãos.

O nome vem, remotamente de Cam-Aum, ou melhor; Cam (o homem perfeito; homem completo, com todos os veículos constituídos, auto-consciente). Fazem a sustentação energética dos trabalhos, mantendo o padrão vibratório elevado por meio de pensamentos e sentimentos positivos e elevados. São eles que ajudam a garantir a segurança, firmeza e proteção para o grupo e para o trabalho. O cambono iniciado tem algumas responsabilidades e deveres que devem ser seguidos com muita seriedade.

Citarei alguns deles:

- Muitas vezes o cambono é convidado a participar das consultas para anotar algum recado, ou para esclarecer alguma dúvida, enfim, todo sigilo quanto a natureza do assunto é de extrema importância.

- Zelar por todo material ritualístico da casa e do zelador.

- É o cambono que também controla todo o material para que ele não falte.

- Verificar se todo material que será utilizado durante as sessões já foi separado e preparado.

- Auxiliar e orientar os médiuns novos e em desenvolvimento durante as sessões, assim como durante algum trabalho a ser realizado pelos mesmos.

- Um item importantíssimo é, sempre manter as velas acesas, sejam as velas de firmeza da casa que devem ser acesas antes do começo da gira ou as velas de trabalho que são acesas durante a gira na necessidade de se fazer algum trabalho.

O cambono deve ter sempre o cuidado de não deixar que essas velas se apaguem.

- Estudar muito e sempre para cada vez estar mais apto e capacitado a ajudar nos trabalhos da casa.

- Anotar e passar todos os recados que os guias dão aos seus respectivos instrumentos.

- Estar atento se há alguma conduta de algum consulente ou até mesmo de algum guia que esteja fora das normas da casa, e caso haja ter todo cuidado, porém interromper.

Enfim meus irmãos, são muitos os deveres e responsabilidades que todo cambono deve ter, porém o principal é ele estar pronto para servir, servir e servir a todo e qualquer momento que for solicitado com muito amor, boa vontade e dedicação, respeitando sempre todos os guias e irmãos da casa e ter sempre a humildade dentro de si, tendo em mente que a cada dia a espiritualidade nos dá a oportunidade de aprender um pouco mais, só é preciso ter olhos para enxergar, sensibilidade para sentir e o coração cheio de amor para praticar.

Saravá

8 comentários:

  1. OI GOSTARIA DE SABER MUITO MAIS COISAS COMO FAÇO???
    AMEI TUDO AKI

    ResponderExcluir
  2. muito bom gostaria de mais esclarecimento pois fui convidado por um orixá para ser um cambono

    ResponderExcluir
  3. Serei um cambono,gostaria de saber mais pra ser um ótimo cambono com respeito, amor e humildde.

    ResponderExcluir
  4. Estou cambonando,gostaria de saber mais pra fazer um ótimo trabalho no terreiro.

    ResponderExcluir
  5. Vou cambonar a entidade chefe,o que fazer pra dar tudo certo,é uma grande responsabilidade. Vou fazer com muito amor e humildade

    ResponderExcluir