TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

sábado, 12 de junho de 2010

O Atabaque

Por Thiago Coutinho (Ogan do Templo de Umbanda Olhos de Lince)

Nas giras de Umbanda em nosso grupo, nós temos presente o atabaque, um instrumento lendário e de origem afro.

Esse instrumento dá ritmo e axé aos cultos, possibilitando uma melhor incorporação e dando maior energia aos trabalhos.

O atabaque é um instrumento Sagrado,  consagrado e Firmado por Orixás e Guias e tem uma força poderosa, que em uma gira faz toda a diferença.

O atabaque é na verdade o elo entre os homens e seus orixás e entidades, ele é uma das chaves de ligação entre o mundo material e o mundo espiritual.

Há três tipos de atabaque:  Rum, Rumpi e o Lê.

O Rum é o atabaque maior com o som mais grave,

O Rumpi seria o segundo atabaque maior, tendo como importância responder ao atabaque Rum, e o Lê seria o terceiro atabaque com um som mais agudo, onde fica o Ogan que está iniciando ou aprendiz que acompanha o Rumpi.

O Rum também é usado para dobrar ou repicar o toque para que não fique um toque repetitivo. Importante saber que cada atabaque tem suas obrigações a serem feitas, pois o atabaque praticamente representa um Orixá, o de nossa casa por exemplo temos o Rum e o Lê, que representam a energia do Orixá Oxossi, e o Rumpi que representa a energia do Orixá Ogum.

Um comentário:

  1. ola thiago gostaria q vc manda se para mim algumas duvidas sobre atabaq , quando trocamos o coro devemos deixar de preceito aond ? no dende no azeite ? obrigado

    ResponderExcluir