TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

sábado, 12 de junho de 2010

Preparação dos banhos

Por Valéria Aguiar

Os banhos de ervas devem ser preparados por pessoas especializadas dentro dos terreiros ou por você mesmo(a), com a orientação de seu Zelador de Santo (Pai de Santo), de uma entidade ou se, em seu terreiro houver, da pessoa consagrada para o manuseio  das ervas.

Nos candomblés quem colhe as ervas é o Mão-de-Ofã, ou Olossain, que antes de entrar na mata saúda Ossãe (orixá das ervas e folhas) e oferece-lhe um cachimbo de barro, mel, aguardente e moedas. Esse sacerdote que se dedica às folhas, nos cultos de Nação, é o Babalossaim, e ele usa seus dotes a cura, para a preparação de amacis e feitura de Santo no candomblé.

Na Umbanda, os Pais e Mães de Santo e principalmente as entidades, tem o conhecimento do uso das ervas e no preparo delas.

Faça uma prece antes de prepará-los pedido ao Pai e aos guias espirituais que abençoe suas mãos e aquele banho para que o objetivo ao qual ele foi feito possa ser alcançado. Acenda uma vela ao seu anjo da guarda pedindo sua proteção. Forre, se possível o local com um pano branco destinado a esse fim. Lave muito bem as ervas colhidas ou compradas, ponha água (de preferência natural de alguma fonte) dentro da bacia juntamente com a erva, e macere-a até extrair o sumo. Deixe descansar a mistura, dependendo da "dureza", por algumas horas (flores, brotos e folhas), até por dias (caules, cipós e raízes). Durante este processo, é importante que o filho de fé, ou cante algum ponto correspondente, ou ao menos esteja concentrado e vibrando positivamente.

Coe as ervas com um pano próprio; tome seu banho de asseio normal; depois o de descarrego, se indicado; e, depois tome o banho de ervas específico (força, energização, fixação, etc...), lavando bem a cabeça, a nuca, o frontal e os demais chacras, (o banho deverá permanecer no corpo), vista uma roupa branca. Procure se recolher por uns trinta (30) minutos, mentalizando seu orixá.

IMPORTANTE: Ao tomar os banhos, mantenha os pensamentos positivos, voltados ao Alto e aos guias da corrente de Umbanda.

As ervas usadas devem ser juntadas e jogadas fora do local do banho, de preferência em lugares de água corrente, rios ou mar ou mesmo na própria terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário