Por Valéria Aguiar
Os banhos de ervas devem ser preparados por pessoas especializadas dentro dos terreiros ou por você mesmo(a), com a orientação de seu Zelador de Santo (Pai de Santo), de uma entidade ou se, em seu terreiro houver, da pessoa consagrada para o manuseio das ervas.
Nos candomblés quem colhe as ervas é o Mão-de-Ofã, ou Olossain, que antes de entrar na mata saúda Ossãe (orixá das ervas e folhas) e oferece-lhe um cachimbo de barro, mel, aguardente e moedas. Esse sacerdote que se dedica às folhas, nos cultos de Nação, é o Babalossaim, e ele usa seus dotes a cura, para a preparação de amacis e feitura de Santo no candomblé.
Na Umbanda, os Pais e Mães de Santo e principalmente as entidades, tem o conhecimento do uso das ervas e no preparo delas.
Faça uma prece antes de prepará-los pedido ao Pai e aos guias espirituais que abençoe suas mãos e aquele banho para que o objetivo ao qual ele foi feito possa ser alcançado. Acenda uma vela ao seu anjo da guarda pedindo sua proteção. Forre, se possível o local com um pano branco destinado a esse fim. Lave muito bem as ervas colhidas ou compradas, ponha água (de preferência natural de alguma fonte) dentro da bacia juntamente com a erva, e macere-a até extrair o sumo. Deixe descansar a mistura, dependendo da "dureza", por algumas horas (flores, brotos e folhas), até por dias (caules, cipós e raízes). Durante este processo, é importante que o filho de fé, ou cante algum ponto correspondente, ou ao menos esteja concentrado e vibrando positivamente.
Coe as ervas com um pano próprio; tome seu banho de asseio normal; depois o de descarrego, se indicado; e, depois tome o banho de ervas específico (força, energização, fixação, etc...), lavando bem a cabeça, a nuca, o frontal e os demais chacras, (o banho deverá permanecer no corpo), vista uma roupa branca. Procure se recolher por uns trinta (30) minutos, mentalizando seu orixá.
IMPORTANTE: Ao tomar os banhos, mantenha os pensamentos positivos, voltados ao Alto e aos guias da corrente de Umbanda.
As ervas usadas devem ser juntadas e jogadas fora do local do banho, de preferência em lugares de água corrente, rios ou mar ou mesmo na própria terra.
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