TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

terça-feira, 12 de outubro de 2010

ATABAQUE X ANIMISMO

Por Thiago Coutinho

O uso de instrumentos não é exclusivo da Umbanda. Inclusive podemos notar o uso de tambores em diversas religiões, muitas inclusive, de aspectos totalmente distintos, e que sequer trabalham com mediunidade, como por exemplo, muitas religiões e seitas orientais.

Na Umbanda e nos cultos de origem africana, notamos o uso dos atabaques. É sabido que o conjunto de instrumentos consagrados aos Orixás forma, assim como o Gongá e os assentamentos naturais, um campo vibratório (campo de força), que gera e movimenta a energia da casa. Porém, para que essa energia possa ser utilizada de forma satisfatória a favor dos trabalhos realizados, os instrumentos devem ser manipulados por pessoas previamente preparadas para tal função, que são os Ogans.

Lógico que não podemos esquecer que nem todas as tendas de Umbanda utilizam os instrumentos musicais e mesmo assim trabalham e praticam a caridade. É importante salientar que mesmo sem utilizar desta energia, estas tendas não são mais fracas (ou mais fortes) do ponto de vista vibratório. Devemos levar em conta o fundamento e a forma de trabalho de cada mentor espiritual.

Mas e o animismo? É ou não provocado pelo som dos tambores? Irmãos, este fenômeno anímico pode ser presenciado em vários lugares que não utilizam os atabaques, até mesmo fora do meio umbandista. Tanto que esse fenômeno é e continua sendo estudado pelas linhas kardecistas e essas não usam instrumentos de percussão em seus trabalhos espirituais. Notamos animismo também em outras religiões, como por exemplo, em algumas igrejas neo-pentecostais, onde, levados pela euforia do local e pela influência dos líderes e adeptos, as pessoas, envolvidas por tudo aquilo, podem sofrer de animismo colocando na verdade ssuas emoções para fora. E tudo isso sem a necessidade do uso dos atabaques pelas.

Agora, não é por isso que negaremos que um médium iniciante não poderá ser levado a um processo anímico pelos sons ou até mesmo, pela vibração que os instrumentos geram dentro de uma gira, mas não podemos esquecer que existem outros fatores que podem influenciar um médium. Mesmo numa casa que não tem atabaques: as palmas, os cânticos, as velas acessas, as imagens, a própria vibração fornecida pelos fundamentos do templo, mas principalmente, a vontade de ser um médium de incorporação, o que nem sempre, a pessoa é.

Fonte: www.apeuumbanda.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário