TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

sexta-feira, 8 de maio de 2009

OGUM


Ogum é o Orixá da Lei e seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Trono Regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.

Ogum é sinônimo de lei e ordem e seu campo de atuação é a ordenação dos processos e dos procedimentos.
Este Orixá é aplicador da Lei (porque sua natureza é ordenadora), então ele se projeta e dá início às suas hierarquias naturais, que são as que nos chegam através da Umbanda. Todo Ogum é aplicador natural da Lei e todos agem com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, pois não se permitem uma conduta alternativa. Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da Lei, mesmo que seja um “caboclo” de Ogum, avesso às condutas liberais dos freqüentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporadores.
Dizemos que Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.
OFERENDA: Velas vermelhas; cerveja branca, flores diversas e cravos, depositados nos campos, caminhos, estradas, estradas de ferro, praia e etc..
Sincretizado no Rio de Janeiro com São Jorge, tem o seu dia comemorado em 23 de abril.
Elemento: fogo. Dia da Semana de vibração maior: terça-feira

Desdobramentos Principais de Ogum

• Ogum Megê – vermelho, branco e preto (trabalha em harmonia com Omolu, na entrada da calunga pequena - cemitério).
• Ogum Rompe Mato – Vermelho e verde (trabalha em harmonia completa com Oxóssi, na entrada da Mata. Podendo ser cultuado tanto na terça-feira, dia de Ogum, quanto na quinta-feira, dia de Oxóssi)
• Ogum Beira-mar – Coral (trabalha na orla marítima em harmonia com Iansã e Iemanjá)
• Ogum Iara – azul claro e vermelho (trabalha na cachoeira em harmonia com Oxum)
• Ogum de Lei – vinho e branco (trabalha com as Almas em harmonia com Xangô, Omulu, Oxum e Ogum Iara)
• Ogum Naruê – Amarelo e Branco (Trabalha em harmonia com Oxalá
• Ogum Xeroque – Vermelho e preto (em harmonia com Exu)


OBS.: Os demais Oguns encontrados mais raramente dentro dos terreiros de Umbanda, são desdobramentos destes principais Chefes de Linha, exemplo: Ogum 7 Ondas (desdobramento de Ogum Beira-Mar).
SAUDAÇÃO: OGUM Ê

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OGUMNão é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo.
Os homens e mulheres que têm Ogum como seu Orixá de cabeça, vão ter comportamentos diferentes, de acordo com os segundos e terceiros Orixás que os influencia ajuntós (adjutores). De qualquer forma , terão alguns traços comuns: são conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande, a franqueza absoluta, chegando mesmo à falta de tato.

OGUN NHÊ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário