TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

sexta-feira, 22 de maio de 2009

ERÊS


Falange das Crianças é talvez uma das mais incompreendidas da Umbanda. Apesar de se apresentarem com a roupagem fluídica de crianças, trazem destes somente a pureza e a alegria contagiante. Na verdade são os grandes Magos do Universo. Foram grandes Sacerdotes quando de suas encarnações na Terra.

Como a Entidade não possui um corpo astral, ela precisa forjar este corpo para o processo de incorporação. Assim ela busca na matéria do campo astral o material de que necessita para este processo. Realiza este intrincado passo retirando do próprio médium matéria astral, bem como vai buscar em um dos corpos astrais de uma de suas últimas encarnações o fluido de que necessita para o processo de incorporação.
Desta forma passamos a entender o porquê destas Entidades se apresentarem como crianças. Escolheram esta forma por representar melhor a energia que elas manipulam, ou melhor, que elas emitem. Criança significa alegria e pureza, qualidades fundamentais para quem quer que deseje galgar na alta espiritualidade. Mas, muitas dessas entidades tiveram sua última encarnação interrompida ainda na fase criança (a grande maioria).
Por outro lado, no processo de incorporação, a energia desta falange, normalmente penetra em grande parte pelo chákra laríngeo, fazendo com que o médium modifique a voz, afinando-a. Além disto, também durante o processo de incorporação, acontece um fato bastante peculiar a esta Falange. Normalmente durante a incorporação, a energia da Entidade penetra por um dado chákra particular, resultando em um processo bem definido de incorporação. No caso da Falange das Crianças o processo é diferente.

A energia, como vimos, também penetra por um dado chákra, mas aqui ela vai sofrer um processo de espalhamento por todos os chákras do corpo, fazendo com que o médium fique saltitando, não conseguindo parar em um ponto. Aliando-se os dois fatos: a modificação da voz com a inquietação do médium, temos, como resultado, a manifestação de crianças na forma como as entendemos.
E daí resulta toda a má interpretação que diversos médiuns, infelizmente, dão a esta poderosíssima Falange. Entendem-na como criancinhas despreparadas, infantis, choronas, brigonas às vezes, indolentes, simplórias em seus trabalhos e, o que é pior, comilonas e bagunceiras.
Percebemos, assim, que lhes são atribuídas todas as qualidades negativas das crianças de nosso mundo. Mas não é nada disto que realmente ocorre. As Crianças fazem parte de uma Falange, talvez a mais poderosa de todas. Não possuem aquelas qualidades negativas que lhes são atribuídas.
Nenhuma Criança é comilona. Seria impossível, do ponto de vista do processo de incorporação, um médium comer compulsivamente como tantas vezes é visto. Quando da incorporação, principalmente da Falange das Crianças, fecha-se a glote do médium, não permitindo que sejam ingeridas grandes quantidades de doces como tantas vezes é visto.
Somente pequenas quantidades de doces podem ser ingeridas, até porque o doce contribui para o equilíbrio energético do aparelho, pois é transformado imediatamente em glicose, caindo na corrente sangüínea e mantendo, desta forma, a integridade do médium.
Assim, vemos que os líquidos têm mais facilidade que os doces sólidos neste processo. Logo, o que vemos na maioria dos Templos dedicados à Umbanda, não são Crianças, são médiuns com fome e com sede. Mas tudo é uma questão de equilíbrio e cabe ao dirigente verificar os excessos e sabe diferenciar as vibrações, pois a comida e bebida fazem parte sim do trabalho desta falange, sendo fundamental a presença destes elementos quando uma criança se manifestar, tudo depende da doutrina da casa.
Quanto ao tipo de trabalho que estas tão valorosas Entidades realizam, também é bastante mal compreendido por todos. Seus trabalhos são vistos de maneira bastante simplória.
A grande maioria das pessoas vê este trabalho como uma brincadeirinha de criancinhas despreparadas para um trabalho mais sério. Na verdade é dos trabalhos mais sérios a considerar. As pessoas confundem simplicidade com coisas simplórias.
Sendo os grandes Magos do Universo, seus trabalhos não precisam de muita parafernália. Dominam toda a arte da Magia. Dominam todos os elementos. Sabem como invocar e, até mesmo evocar, todos os seres que necessitam para ajuda em seus trabalhos.
Quanto ao lado bagunceiro destas Entidades, é outro fator que denigre bastante esta Falange. Todos sabemos que trazemos dentro de nós uma criança. Todos temos o nosso lado criança. Muitos médiuns despreparados, não entendendo muita bem esta poderosa Falange, deixam-se levar, pela sua criança interna e não pela Entidade. Essas entidades usam sim uma vibração de muita alegria para os seus trabalhos, mas sabem exatamente o que estão fazendo. Não pensem vcs que qdo eles estão “mexendo nos seus brinquedos”, estão apenas brincando, que qdo estão “mexendo nos doces”, andando para lá e para cá, rindo... estão brincando... ledo engano é nesse momento que vários trabalhos estão sendo executados, várias limpesas astrais estão sendo executadas por eles. Os videntes que o digam...

O que vemos, muitas vezes, são médiuns com suas crianças afloradas e não incorporados com as Entidades Crianças, levando-os a verdadeiras orgias dietéticas e de expansão da alegria contida.
Resumindo: esta falange trabalha com dois elementos básicos na sua arte mágica. A alegria contagiante que aflora de dentro do coração e se expande pela mente. Simplicidade em tudo o que faz, principalmente, em suas mensagens altamente espiritualizadas e singelas, mas com profundo senso de amor e alegria, trazendo para o consulente a certeza de dias melhores, retirando do coração das pessoas a mágoa, rancor e tristezas que são os grandes entraves na busca da felicidade. Por sua poderosíssima força, esta Falange é bastante considerada em todos os trabalhos.
Diz-se que aquilo que uma Criança não puder realizar, nenhuma outra Entidade o fará. Como é uma Falange altamente espiritualizada, certos trabalhos de "limpeza", não têm condições de serem por ela realizados.
Daí decorre a necessidade de sempre se precisar invocar uma outra Falange para o "fechamento" dos trabalhos. A Criança, quando realiza o seu trabalho, no momento do passe, simplesmente retira o que pode estar atrapalhando a vida de uma pessoa, mas não conduz o que foi retirado para o devido lugar. Retira e deixa em um canto. Precisa, pois, de um batalhão de choque para levar o que foi retirado.
Se formos reparar nos apetrechos de que se utilizam para os trabalhos, observamos objetos ritualísticos de origem druida, xamânica, egípcia e outras. Finalizando, "Bem-aventuradas sejam as Crianças, porque é delas o reino dos céus". Esta máxima dita pelo grande Mestre Jesus, demonstra muito bem o trabalho desta Falange.
É preciso se despir de todos os preconceitos, tirar todas as mágoas e ódios do peito para encontrar o reino dos Céus. De outra maneira, é preciso voltar a ser criança, para encontrarmos o verdadeiro caminho da espiritualidade.
Esta falange, vem representando a manifestação do Orixá Ibejí, que não incorpora na Umbanda.

Existem diversas falanges de crianças que sempre regidas por um Orixá, crianças da Praia, do jardim, da Mata, do Mato, da cachoeira, da pedreira, dos ventos:
Pedrinho, Joãozinho, Aninha, Ritinha, Toninho, Mariazinha, Cosminho, Rosinha, Foguinho, Pedrinha, Risca fogo, Tequinho, Zezinho e muitas outras...

Saudação: Onibeijada!!!
Viva as Crianças da Umbanda! Onibeijada!!! Salve os Erês!!!
p.s: Erê: em Iorubá significa, Orixá novo.

2 comentários:

  1. Fiquei emocionada com tal descrição tão esclarecedora sobre essas entidades tão amáveis, salve as crianças da umbanda Onibejada!

    ResponderExcluir
  2. Fico imensamente grata por vcs terem tirado um tempo do seu dia p escreverem sobre os erês.
    Aqui encontrei o q procurava, pessoas q pessam como eu sobre eles. E gostaria de entender mais... Se vcs puderem falar, definir mais sobre cada falange eu ficaria grata!
    Eu amoooo os erês, principalemnte os meus e serei eternamente grata a eles!!!
    Uma super bjk p vc!!!
    Jo

    ResponderExcluir